terça-feira, 21 de junho de 2011

Esboço sobre Amor

Saber entender Amor

Há alguns anos atrás, me considerava uma pessoa de grande sorte, por nunca ter sofrido por Amor. Quando finalmente sofri, conclui que não queria, jamais, amar de novo... E hoje sei, e tenho certeza, de que não posso viver sem essa ambigüidade.
Amor é uma coisa muito complicada de explicar, entender e definir. Então simplesmente não tente entender, e não faça perguntas, apenas prossiga. No meio do caminho, entenderá. Mas não se ama apenas uma vez na vida; e na próxima vez que amar, vai entender que da ultima vez ainda não havia entendido nada. E assim será em todas as outras vezes. E quando você chegar a conclusão de que o Amor é uma coisa impossível de se entender, estará quase lá! Pois “quando você entende que não entendeu nada, é por que está prestes a entender tudo”.
Amor não se define, pois não existem palavras que o descrevam sem que caiam em contradição – Camões tentou. E por mais que você ame, alguém sempre vai dizer que você ainda não sabe o que é amar.
Sei que não sei o que é amar, e o que um dia achei que soubesse não se encaixa no verbo saber. Mas tento entender o que muitos garantem ser o núcleo do viver – E faz sentido, afinal, Amor não existe apenas entre pessoas. O objetivo da vida é ser feliz e, nessa história, o Amor é protagonista.
Talvez eu ainda não tenha entendido o amor, ou talvez entendi, mas não me dei conta disso. Mas assim como todos os que são capazes de amar, continuarei a tentar entender, até entender que nada entendi, e começar de novo. Ou simplesmente prosseguirei, pois sei que ainda assim, e só assim, poderei ser “feliz”.
No fundo, não estamos entendendo, e sim aprendendo. E quando eu aprender mais, poderei escrever a respeito, consciente de que por mais que eu escreva, nunca estará completo.

P.S: Camões... esse sim, entendeu tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário